MARCAÇÃO DE CONSULTAS

MARCAÇÃO DE CONSULTAS

terça-feira, 1 de novembro de 2011

O Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional decidiu embargar o projeto de nova sede da Câmara Municipal de São Luís

Fonte: O Imparcial


Isaías Pereirinha lamentou o embargo do Iphan e informou que será criada uma comissão de vereadores para tratar do caso (A Baeta)



O sonho dos vereadores de São Luís de ter uma nova sede do parlamento municipal ficou mais distante. Problemas do projeto detectados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) geraram novo adiamento do processo para que a obra fosse liberada. Durante a realização de um Painel sobre preservação do Centro Histórico, ontem, na Câmara, a superintendente do Iphan no Maranhão, Kátia Bogéa, disse que o projeto enviado pela prefeitura não era sequer um projeto, com falhas técnicas que inviabilizaram a aprovação.
Kátia Bogea teve uma ríspida discussão com o vereador Ivaldo Rodrigues (PDT) pro conta do assunto. Ivaldo disse que para a Câmara e para a
prefeitura as coisas no Iphan eram muito mais difíceis, mas quando o assunto era o governo o Instituto faria "vista grossa".
A superintendente afirmou que o projeto da sede da Câmara foi vetado por questões técnicas." Ivaldo Rodrigues retrucou e disse que com a reparação de detalhes do projeto, a obra poderia ser tocada logo. "A Câmara municipal não iria trazer nenhum tipo de prejuízo ao centro Histórico. Ao contrário, iria
valorizar".
O pedetista ainda acusou o Iphan de favorecer obras do governo do estado em detrimento de obras municipais. "Parece que tem um sentimento de má vontade. Nada particular contra a Kátia Bógea. Mas aqui no Anel Viário, tem prédios como o TRE-MA, que foram feitos com muita facilidade. A Via Expressa vai passar por uma igreja que é tombada. Mas, para a prefeitura, não existe esta facilidade", lamentou.
Kátia Bógea disse que existe em tramitação um embargo do Iphan contra a Via Expressa em relação à igreja tombada na região onde a via Expressa será construída.
O secretário municipal de Urbanismo, Domingos Brito, que também estava presente no debate, disse apenas que o projeto enviado pela prefeitura ao Iphan ainda não era definitivo, e seria aperfeiçoado. Domingos o chamou de pré-projeto, e admitiu ter poucas informações técnicas, mas que seriam logo sanadas.

Após a sessão, o presidente da Câmara, Isaías pereirinha (PSL), lamentou o fato. Pereirinha disse que formará uma comissão de vereadores para acompanharem o andamento do processo no Iphan.
Pereirinha ressalta que o projeto, que chegou até a ser premiado na Feira das Américas, era muito inovador para as tradições do patrimônio. "O projeto era muito moderno e ia contra o que o Iphan prega das origens que levaram São Luís a se tornar patrimônio histórico. Mas as adequações poderão ser feitas".
Agora, o presidente estabelece novo prazo para a conclusão da nova sede do poder legislativo municipal: dois anos, já com a nova legislatura em andamento. "Vamos trabalhar para que pelo menos daqui a dois anos possamos ter nossa sede. Mas a próxima legislatura começa ainda com adequações da parte política aqui e a administrativa na Secretaria de administração".
A comissão de vereadores que tratará do processo de liberação do Iphan para a construção da nova sede será criada e apresentada hoje. Ivaldo Rodrigues já adiantou que vai participar da comissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário